domingo, 14 de abril de 2013

Práticas de Inclusão Escolar



Instituições que participam na realização do Curso de Formação Continuada em Tecnologias Acessíveis: Universidade Aberta do Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Governo Federal.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM 
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2- Recursos de Internet Acessíveis


 INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES
A ESCOLA É PARA O !





ATIVIDADE 1 - INFORMÁTICA 

Nas aulas de Informática são apresentadas Tarefas onde os alunos vão construindo diferentes conhecimentos. Uma prática que adotei para que as Turmas conseguissem desenvolver as propostas de trabalho e ninguém ficasse para trás foi o ALUNO MONITOR, o qual auxilia os colegas, após terminar sua Tarefas. Todos contam com a ajuda e apoio da professora, porém àqueles que terminam suas atividades, vão auxiliando seus colegas na sala de aula. Assim, todos se integram e conseguem se ajudar no desenvolvimento das atividades.  Com esta prática acredito que ocorra a inclusão escolar de maneira sútil, pois os alunos com necessidades educativas especiais são ajudados de forma natural por mim e pelos colegas, sem preconceitos ou destaques àqueles que tem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. 



ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA


Nas aulas de Educação Física, adotei práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de ATIVIDADES E JOGOS COOPERATIVOS com o objetivo principal de despertar nos alunos a questão  da cooperação, ajuda mútua, que reforçam a união e confiança em si e nos outros, bem como o respeito entre si, sem enfatizar o ganhar ou perder e sim o processo de construção da atividade ou jogo. A participação é o que importa e não a competição. Tenho obtido bons resultados, pois todos os alunos conseguem participar independentemente de suas características e particularidades. Observo através da recreação e das atividades cooperativas um melhor relacionamento entre os alunos em busca de uma aula mais prazerosa onde todos possam participar e colaborar, sem discriminações e preconceitos.






  • Acredito que estas duas práticas simples são capazes de promover a inclusão escolar, pois aos poucos e efetivamente vão transformando a forma de pensar e se relacionar com os colegas. Sabe-se que numa Turma, nenhum aluno é igual ao outro. Todos têm suas particularidades, suas dificuldades e seus potenciais, portanto incentivar e investir em todos, verdadeiramente, é importante e significativo para se conquistar bons resultados.