A Internet é realmente um excelente recurso tecnológico,
traduz-se por uma das melhores invenções da atualidade proporcionando interações ímpares.
Navegar pelos diferentes e variados sites possibilitam novos descobertas e conhecimentos.
Pesquisar, bater-papo em tempo real, visualizar pessoas que estão perto ou mundo longe, estudar,
comunicar-se por e-mail, divertir-se com jogos , assistir um vídeo ou escutar uma boa música, programar a viagem dos sonhos, combinar uma boa festa, fazer uma compra, paquerar, fazer novas amizades, saber das últimas notícias regionais, nacionais e internacionais
são algumas das muitas possibilidades na rede.
Dica: Conhecer os seus recursos e utilizá-la de forma consciente e inteligente é preciso
para obter resultados positivos e não ter surpresas.
Navegue com conhecimento e segurança. Clique e saiba mais.
Cuide do seu computador.
Após divulgar o endereço do meu Blog com amigos, professores e alunos (as)
escutei muitos comentários sobre as postagens e internet em si.
Alguns pedidos foram feitos, entre eles postagens de mais vídeos e links de jogos e atividades educativas.
A pedido de amigo pelo Messenger, seguem mais vídeos do Chimarruts.
Utilizando o texto “Navegação a Deriva”, disponível no material de apoio escolha palavras e faça links com imagens, definições de palavras, textos, sons, vídeos... e o que mais sua imaginação mandar. (Devem ser no mínimo 3 links).
Como inserir um link?
Faça primeiramente seu texto em um editor de textos;
Escolha uma palavra que gostaria de complementar ou ainda de agregar mais informações;
Navegue pela Internet em busca de imagens sites, vídeos que atendam ao ítem, copie o endereço;
Volte ao texto;
No menu Inserir > hiperlink, abrirá uma caixa de texto;
À esquerda verifique se está selecionada a opção Página da Web;
Verifique qual o texto receberá o link (parte superior da janela);
Cole seu endereço da internet no campo Endereço
Clique ok.
Salve a atividade e poste no Portfólio como Atividade 10.
NAVEGAÇÃO À DERIVA
Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos
Quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
As postagens de seu Blog poderão facilmente tornarem-se hipertextos.
Pense em alguma página da Internet que tenha visitado e gostado (algum texto, vídeo, música, poesia, fotos...) Pode colocar um link desta página no seu blog também. Escreva um título para a postagem, relacionando com o assunto da página, digite um pequeno texto informando por que avalia tratar-se de uma página interessante e ser visitada e insira um link que conduza a ela.
Assim procedendo, seu blog se transformou num hipertexto que permite acesso a várias coisas de seu interesse.
Podemos ser comparados a hipertextos, pois tudo o que envolve nossas vidas
estão linkados. A cada decisão buscamos em nossas experiências e
conhecimentos suportes para agir.
______________________________________________
Nós humanos, passamos por diferentes fases de desenvolvimento,
as quais nos possibilitam novos conhecimentos e compreensões.
Do nascimento à idade adulta nos deparamos com situações adversas.
Muitos teóricos, ao longo dos tempos, se debruçaram em estudos e pesquisas
no intuito de compreender como tudo isso se dá.
Tarefa difícil e que ainda nos dias de hoje gera debates e contradições.
Faça uma pesquisa na Internet sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do Google e inicia a sua busca com a chave “o que é hipertexto?”.
Agora, observe o resultado dessa busca:
a) Quantas páginas foram listadas? O que isso pode indicar?
b) Acesse agora o primeiro item da lista de resultados do Google – você pode notar que esta é uma lista de referências que o Google monta sempre que solicitamos a definição de algum termo. Note que, em todos os sites listados nesse primeiro item, há uma definição para hipertexto. navegue a vontade por essas definições; e depois volte para as páginas anteriores. A ideia, nesse momento é que você vivencie, de modo consciente e sem medo de errar, nem de acertar, a sensação de navegar por hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo.
Elabore com suas próprias palavras uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. E, se precisar copiar algum trecho, não esqueça de atribuir a sua autoria bem como o endereço que você os extraiu.
3. Salve e poste a atividade no seu Portfólio, com o nome de Atividade 08.
· Isso indica que existem muitas postagens para a pergunta digitada no buscador e é preciso saber selecionar e organizar-se para obter resultados positivos e rápidos. É preciso na verdade saber navegar com conhecimento.
Conceito de Hipertexto, segundo o primeiro item da lista de resultados do Google:
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, ...
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Hipertexto é um texto produzido digitalmente que possibilita o acesso a outros textos através de palavras destacadas em forma de links,os quais facilitam a navegação dos internautas e a melhor compreensão daquilo que está sendo pesquisado.
NAVEGANDO NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES - INTERNET
1.Inicialmente, reunidos em duplas, vocês vão navegar livremente , por cerca de dez minutos, no site do Portal do Professor mantido pelo MEC: ( http://portaldoprofessor.gov.br )
2.Agora, o grupo escolherá um local qualquer para navegar, como algum site bacana de que ouviram falar, usando um 'buscador'.
Ponto de reflexão: Qual a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou? Alguém se perdeu na navegação? Que diferenças de percepções resultaram? Alguém se perdeu na navegação? Soube voltar para as paginas iniciais? Saberia dizer por onde andou? Conheceu coisas inesperadas? Há ganhos em navegar a deriva? Quais foram?
Discuta sua experiência com todo o grupo no Fórum de discussão: Experiência de navegar livremente.
Respostas: A navegação no portal foi boa e propiciou novas descobertas relativas à educação. Não me perdi na mesma e destaco a importância da leitura, atenção e calma ao navegar pela internet. Eu e minha colega, Tatiana, navegamos juntas no "Portal do Professor" e em dois sites com design e layout diferentes: Clube do Professor e Gazeta do Sul, os quais abordam assuntos variados. Percebemos que em pouco tempo podemos adquirir muitas informações e aprender nesta ação. Nossa navegação foi tranquila e soubemos voltar aos lugares desejados. Visitamos espaços como: Plataforma Freire, Jogos Educativos no Eco Jogos e Notícias Regionais, entre outros. Inesperado, Jornal do Professor no Portal. Creio que há ganhos ao navegar à deriva, mas em nossas aulas é preciso que o professor oriente e medie o processo para que os resultados se estabeleçam mais rapidamente e de forma positiva.
Em duplas, elaborem uma apresentação utilizando o PowerPoint ou Impress, com sugestões de como utilizar as TIC como recursos educacionais para suas aulas.
Sugestão:
·Poderá fazer um slide sobre o recurso Áudio;
·Outro com o recurso Imagem;
·Outro com o recurso Vídeo...
Postar a atividade no Portfólio com o nome de Atividade 06.
Cursistas: Confiram os Slides na Plataforma do Teleduc.
Fazer um levantamento em sua escola sobre quais as tecnologias existentes.
Ponto de reflexão: Quais são mais utilizadas e as formas mais comuns de seu uso. O que você observou quanto ao gerenciamento? Há resistências ao uso? Qual o estado de conservação? Estão organizados?
Organizar essas informações e postar em seu Portfólio com o nome Atividade 05.
Resposta:
·TVs, DVDs, notebook, projetor, computadores (Laboratório de Informática), sons portáteis e caixas de som, câmera fotográfica, impressoras, telefone: celular e convencional, eletrodomésticos ( ar condicionado, batedeira, liquidificador, geladeiras, freezer, microondas, forno elétrico e fogão), internet ADSL com Roteador de weilless, equipamentos de limpeza (lava jato), sistema de segurança (alarmes e câmeras de monitoramento), microscópio eletrônico, máquinas de xérox conectadas com os micros da direção e secretaria (sistema de rede), lâmpadas de emergência, sistema hidráulico e elétrico, jornais: município, região e estado (impressos), revistas (impressas), livros (impressos).
Ponto de reflexão:Quais são mais utilizadas e as formas mais comuns de seu uso. O que você observou quanto ao gerenciamento? Há resistências ao uso? Qual o estado de conservação? Estão organizados?
Mediante a proposta de trabalho, parei para analisar e fiz um levantamento geral das tecnologias que existem na Escola, juntamente com uma colega. No diálogo, citamos diferentes e variadas tecnologias numa linha de tempo de 100 anos, que é a idade de nossa escola. Constatamos o uso de tecnologias que se estabeleceram em diferentes épocas. Desde as que são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem àquelas que nos ajudam e auxiliam na rotina diária, como por exemplo, um simples liquidificador ou lâmpada.
Na verdade as tecnologias envolvem desde a construção de um simples objeto até mesmo um complexo sistema de programação de computador. Mas, na rotina diária não nos damos conta disso porque nos acostumamos com sua utilização.
A revolução tecnológica transformou o contexto escolar e oportunizou uma maneira diferente de se trabalhar os variados componentes curriculares e até mesmo a rotina administrativa da Escola.
As novas e revolucionárias tecnologias que se apresentaram no século XXI ainda provocam rejeição de alguns, que insistem em se manter afastados dos novos recursos no âmbito escolar (computadores, projetores, celulares e internet).
Quanto aos cuidados e gerenciamento desses equipamentos citados evidencio o fato de que todos procuram utilizá-los da melhor forma possível para que os mesmos tenham uma maior durabilidade e propiciem resultados positivos.
Destaco a sala de aula digital ou laboratório de informática que é bem estruturado, traduzindo-se em um espaço onde alunos e professores tem oportunidade de usufruir de recursos tecnológicos de qualidade para melhor desenvolver suas atividades, mas que ainda não é utilizado por todos os professores e alunos apesar de serem estimulados e incentivados.
As Alunas participaram do Fórum expondo suas reflexões sobre a educação mediante as novas tecnologias destacando dificuldades e possibilidades da atualidade, bem como a necessidade de se buscar conhecimentos específicos para se obter resultados positivos e significativos às partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Destaco a importância das metodologias utilizadas pelos professores na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na Escola.
Assistir ao vídeo com a entrevista do Prof. Ladislau sobre “Educação e Tecnologia”.Este vídeo está disponível em: http://BR.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWYe discutir sobre uma de suas idéias mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:
Ponto de reflexão: “...é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços de conhecimento" (Dowbor, L.,2001).
Participar do Fórum
Como você vê a relação Educação e Tecnologia?
Resposta: As novas tecnologias na educação tem proporcionado muitas discussões no que se refere a inclusão digital no intuito de contextualizar a escola no hoje, no agora e na realidade dos recursos tecnológicos. Mas, não basta apenas ensinar aos professores e alunos a utilização desses recursos, é preciso que se estabeleça uma relação mais consciente e produtiva no processo de ensino e aprendizagem através das novas tecnologias. Dowbor, 2001, diz que "é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo" e isso é fundamental e envolve recursos materiais e humanos, não apenas currículo. A escola necessita ser, verdadeiramente, um espaço onde haja interação significativa entre sociedade, currículo, professores e alunos. Na atualidade, a intensidade e variedade de novos conhecimentos é absurda e a escola continua presa a repetições estando sempre atrás de seu tempo, lutando diarimente para administrar as novidades que surgem. Creio que é necessário e urgente pensar e repensar constantemente a relação tecnologia e metodologia para obtermos resultados positivos e significativos na utilização das tecnologias na educação, pois essas são realidades que tendem avançar cada vez mais. Saibamos então, usufruir de forma inteligente dos recursos tecnológicos a que temos acesso.