sexta-feira, 10 de junho de 2011

ATIVIDADE 05

                   
                       






TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
                                                                                      










Fazer um levantamento em sua escola sobre quais as tecnologias existentes.

Ponto de reflexão: Quais são mais utilizadas e as formas mais comuns de seu uso. O que você observou quanto ao gerenciamento? Há resistências ao uso? Qual o estado de conservação? Estão organizados?          

Organizar essas informações e postar em seu Portfólio com o nome Atividade 05.


Resposta:
·         TVs, DVDs, notebook, projetor, computadores (Laboratório de Informática), sons portáteis e caixas de som, câmera fotográfica, impressoras, telefone: celular e convencional, eletrodomésticos ( ar condicionado, batedeira, liquidificador, geladeiras, freezer, microondas, forno elétrico e fogão), internet ADSL com Roteador de weilless, equipamentos de limpeza (lava jato), sistema de segurança (alarmes e câmeras de monitoramento), microscópio eletrônico, máquinas de xérox conectadas com os micros da direção e secretaria (sistema de rede), lâmpadas de emergência, sistema hidráulico e elétrico, jornais: município, região e estado (impressos), revistas (impressas), livros (impressos).


Ponto de reflexão: Quais são mais utilizadas e as formas mais comuns de seu uso. O que você observou quanto ao gerenciamento? Há resistências ao uso? Qual o estado de conservação? Estão organizados?       

Mediante a proposta de trabalho, parei para analisar e fiz um levantamento geral das tecnologias que existem na Escola, juntamente com uma colega. No diálogo, citamos diferentes e variadas tecnologias numa linha de tempo de 100 anos, que é a idade de nossa escola. Constatamos o uso de tecnologias que se estabeleceram em diferentes épocas. Desde as que são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem àquelas que nos ajudam e auxiliam na rotina diária, como por exemplo, um simples liquidificador ou lâmpada.
Na verdade as tecnologias envolvem desde a construção de um simples objeto até mesmo um complexo sistema de programação de computador. Mas, na rotina diária não nos damos conta disso porque nos acostumamos com sua utilização.
A revolução tecnológica transformou o contexto escolar e oportunizou uma maneira diferente de se trabalhar os variados componentes curriculares e até mesmo a rotina administrativa da Escola.
As novas e revolucionárias tecnologias que se apresentaram no século XXI ainda provocam rejeição de alguns, que insistem em se manter afastados dos novos recursos no âmbito escolar (computadores, projetores, celulares e internet).
Quanto aos cuidados e gerenciamento desses equipamentos citados evidencio o fato de que todos procuram utilizá-los da melhor forma possível para que os mesmos tenham uma maior durabilidade e propiciem resultados positivos.
Destaco a sala de aula digital ou laboratório de informática que é bem estruturado, traduzindo-se em um espaço onde alunos e professores tem oportunidade de usufruir de recursos tecnológicos de qualidade para melhor desenvolver suas atividades, mas que ainda não é utilizado por todos os professores e alunos apesar de serem estimulados e incentivados.