sexta-feira, 10 de junho de 2011

ATIVIDADE 02

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Ler entrevista:



                   Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz”.


                   No seu Diário de Bordo escreva sua reflexão e salve como Atividade 02.
      
      loadingPonto de reflexão: Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas ideias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê? Sinto-me confortável quando isso acontece ou tenho receio?


Respostas: Acredito ser uma Professora que desperta a curiosidade de meus alunos pelo fato de estar sempre motivando e estimulando os mesmos na busca de novas aprendizagens. Busco me atualizar sempre e com isso prepará-los para as novas realidades do contexto escolar bem como de suas vidas. Procuro desenvolver práticas interativas com meus alunos e colegas. Acredito que o saber ouvir e trocar ideias são fundamentais para se alcançar bons, significativos e positivos resultados. Aprende-se muito mais na coletividade do que isoladamente. Penso e repenso minhas práticas constantemente e faço mudanças necessárias adequando-as as realidades nas quais interfiro diariamente. É preciso avaliar e reavaliar sempre para novas conquistas se estabelecerem. Feedback é fator importante para crescimento pessoal e coletivo. Não tenho receio em analisar meus atos e atitudes enquanto professora. Sei que é preciso e necessário. Considero como um processo natural e me sinto confortável mediante os resultados, mesmo quando eles não são tão positivos e constato a necessidade de mudança.