Pode-se dizer que Aprendizagem não significa aprender porque alguém ensina, mas o processo de construção, re-construção e de tomada de consciência do próprio desenvolvimento por parte do sujeito. É através das ações desse que se constróem as estruturas do conhecimento. Ele só aprende porque age, aprende por força das ações que pratica. Então, não é qualquer ação que leva a avanços no conhecimento, mas a ação significativa, que tem sentido para o sujeito, que o faz pensar sobre o que fez e sobre o próprio pensamento.
Por isso é importante e necessário refletir sobre quais ações queremos atingir no processo de ensino e aprendizagem:
- Cooperação? Competição?
- Instrução? Construção?
- Processo? Produto?
- Seqüência? Não linearidade?
- Interação?
- Controle do professor? Do aluno?
Na Cultura de Aprendizagem evidencia-se: comunidade de aprendizagem, redes de convivência, construção, autoria, cooperação, capacitação, respeito mútuo, autonomia, colaboração, centrado na atividade do aluno, professor atua como mediador, construção de redes de informação, desenvolvimento de competências e habilidades e a avaliação como um processo.