Construindo Cruzadinhas, Folder e Glog
Público alvo:
· Alunos (as) do 5º Ano.
Componentes Curriculares:
· Informática;
· Português;
· Artes.
Objetivos da aprendizagem : ao completar a atividade o aluno deverá ser capaz de...
· Construir Cruzadinhas utilizando o Microsoft Office Word e o Microsoft Office Excel.
· Construir Folder explicativo utilizando o Microsoft Office Word.
· Utilizar a Internet e materiais disponibilizados pela Professora.
· Construir um Glog para divulgar seu trabalho.
As etapas da atividade devem ser claramente definidas:
Etapas:
1ª) Escolha um assunto de seu interesse (de acordo com os componentes curriculares ou assuntos revelantes trabalhados em aula).
2ª) Acesse o Microsoft Office Word e elabore 12 questões sobre o assunto .
Atenção: as perguntas deverão ser respondidas em forma de “palavras cruzadas” e ter uma única palavra como resposta.
3ª) A Cruzadinha deverá ser montada a partir de uma palavra-chave, a qual deverá ser escolhida primeiramente e ter relação com o assunto em questão. A partir dela serão elaboradas as perguntas e respostas seguintes.
Atenção: as palavras deverão encaixar-se umas nas outras.
4ª) Após a elaboração das perguntas e respostas, acesse o Microsoft Office Excel e construa a Cruzadinha.
5ª) Concluída, Copie e Cole a Cruzadinha no Microsoft Office Word, abaixo das questões elaboradas.
6ª) Continue desenvolvendo sua Atividade: com todas as informações importantes obtidas, agora construa um Folder no Word. As informações nele contidas deverão ter imagens e texto com links. Concluído envie seu Folder por e-mail aos colegas.
7ª) Para finalizar, use sua criatividade e construa um Glog sobre o tema que você abordou. Ele será apresentado em aula para seus colegas e professoras.
Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?
Para realizar a Tarefa das Cruzadinhas, os alunos (as) deverão ter conhecimentos prévios do Word, Excel e Internet (e-mail, pesquisa e Glog) e do assunto que escolheu.
Formas de Avaliação: como será verificado se a atividade atingiu o objetivo?
A avaliação dar-se-á pela análise das etapas propostas e da construção em si.
CRUZADINHA
PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTRUÍDAS NO MICROSOFT OFFICE WORD
EXEMPLO:
Questão Vertical: palavra-chave.
1. Qual é o nome do mosquito transmissor da dengue?
R: Aedes aegypti.
Questões Horizontais
2. Que tipo de doença é a dengue?
R: Infecciosa.
3. Como se chama o vírus transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti?
R: Flaviviridae.
4. Que produto é colocado na água para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue?
R: Cloro.
5. Onde o mosquito Aedes aegypti põe seus ovos?
R: Água
6. Qual o agente causador da dengue?
R: Vírus.
7. Qual o principal sintoma da dengue?
R: Febre.
8. Que substância existente no sangue humano é necessária para que a fêmea do Aedes aegypti possa completar o processo de amadurecimento de seus ovos?
R: Albumina.
9. Forte sintoma que se manifesta na cabeça, nos olhos, no corpo e nas articulações da pessoa com dengue?
R: Dor.
10. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e usar medicamentos prescritos pelo ...
R: médico.
11. A pessoa com dengue não pode tomar remédios à base de ácido acetilsalicílico. Em geral como a doença causa muita dor no corpo, as pessoas procuram analgésicos bem como antiinflamatórios. Esses medicamentos facilitam o ... que pode ser fatal.
R: sangramento.
12. Qual a origem do Aedes aegypti?
R: Africana.
CRUZADINHA
RESPOSTAS EM FORMA DE CRUZADINHA NO MICROSOFT OFFICE EXCEL
RESPOSTAS EM FORMA DE CRUZADINHA NO MICROSOFT OFFICE EXCEL
2 | ||||||||||||||||
1 | I | |||||||||||||||
8 | A | L | B | U | M | I | N | A | ||||||||
E | F | |||||||||||||||
10 | M | E | D | I | C | 0 | 9 | E | ||||||||
E | D | C | 11 | |||||||||||||
S | 6 | O | C | S | 5 | |||||||||||
3 | F | L | A | V | I | V | I | R | I | D | A | E | A | |||
E | I | O | N | G | ||||||||||||
G | R | S | G | 4 | U | |||||||||||
Y | U | 12 | A | F | R | I | C | A | N | A | ||||||
P | S | A | L | |||||||||||||
T | M | O | ||||||||||||||
7 | F | E | B | R | E | |||||||||||
N | O | |||||||||||||||
T | ||||||||||||||||
O |
2 | ||||||||||||||||
1 | ||||||||||||||||
8 | A | |||||||||||||||
E | ||||||||||||||||
10 | D | 9 | ||||||||||||||
E | 11 | |||||||||||||||
S | 6 | 5 | ||||||||||||||
3 | A | |||||||||||||||
E | ||||||||||||||||
G | 4 | |||||||||||||||
Y | 12 | |||||||||||||||
P | ||||||||||||||||
T | ||||||||||||||||
7 | ||||||||||||||||
OBSERVAÇÕES:
Colegas, dispomos de muitos recursos tecnológicos para desenvolver atividades em nossas aulas. Escolhi, para construir a Tarefa 13, o Microsoft Office Word e Excel, a Internet com utilização de buscadores para pesquisas, e-mail, Glog e links que exploramos no curso.
Meu objetivo é uma proposta para ser desenvolvida com mais de uma professora, ou seja, com a parceria de componentes curriculares diferentes como o Português, a Informática e Artes, podendo se estender a outros e assim traduzir-se em um trabalho interdisciplinar.
Os alunos não conseguirão terminar a Atividade em uma aula. Na verdade é uma proposta que demanda mais tempo. Ao construí-la pensei em aplicação mais no final do trimestre, quando já trabalhamos variados assuntos.
Na interação com a Turma, provavelmente, surgirão novos olhares, podendo os resultados estender-se a comunidade escolar. Como por exemplo: enviar o folder construído por e-mail para colegas de outras turmas, professores, amigos... Divulgar o trabalho em um Blog. Construir Slides (Microsoft Office PowerPoint) para desenvolver campanha na Escola, enfim.
Dialogar e Planejar é palavra de ordem para as partes envolvidas.
SINTOMAS
Troque a água dos pratos dos vasos por areia;
Guarde garrafas vazias com o bico para baixo e em local fechado;
Limpe calhas e lajes das casas.
Lembre-se:
FAÇA SUA PARTE!
FOLDER
TEXTO EM 3 COLUNAS E 2 PÁGINAS (FRENTE E VERSO) COM LINKS NO MICROSOFT OFFICE WORD
TEXTO EM 3 COLUNAS E 2 PÁGINAS (FRENTE E VERSO) COM LINKS NO MICROSOFT OFFICE WORD
O que é?
A Dengue é uma virose (doença causada por vírus e é infecciosa).
Como se pega?
É transmitida pelo Mosquito Aedes aegypti (origem africana) através do vírus Flaviviridae.
Como evitar?
Deve-se evitar o nascimento do mosquito transmissor adotando atitudes conscientes e corretas em relação aos hábitos de higiene do meio ao qual estamos inseridos.
ATENÇÃO
O principal objetivo é acabar com os “criadouros” (lugares onde nascem e desenvolvem-se os mosquitos).
Não deixe água limpa parada em recipientes como:
Garrafas;
Pneus;
Bacias;
Copos descartáveis;
Pratos de vasos de plantas.
Não esqueça de tapar piscinas, caixas d`água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.
SINTOMAS
Suspeite de Dengue se tiver...
Dor de cabeça;
Dor nos olhos;
Febre muito alta;
Dor nos músculos;
Dor nas juntas;
Manchas avermelhadas no corpo;
Falta de apetite;
Fraqueza;
Sangramento de gengiva e nariz.
PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE,
POIS A PESSOA COM DENGUE PRECISA DE CUIDADOS E TRATAMENTOS ORIENTADOS.
POIS A PESSOA COM DENGUE PRECISA DE CUIDADOS E TRATAMENTOS ORIENTADOS.
CUIDADO!
A pessoa com Dengue não pode
tomar remédios à base de
Eles podem provocar o sangramento
e, portanto, a Dengue Hemorrágica,
que pode ser mortal.
D I C A S
Misture uma colher de água sanitária em 1litro de água e borrife nas plantas.
A mistura não faz mal e mata o mosquito da Dengue;
A mistura não faz mal e mata o mosquito da Dengue;
Troque a água dos pratos dos vasos por areia;
Guarde garrafas vazias com o bico para baixo e em local fechado;
Limpe calhas e lajes das casas.
Lembre-se:
Higiene e organização de casas e pátios evita além da Dengue,
muitas outras doenças.
muitas outras doenças.
FAÇA SUA PARTE!
GLOG