quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atividade 17

Leitura, Reflexão e Ação sobre Mídia-Educação

Leitura Básica: “ Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis."

Disponível no link:

O texto também está disponível no menu Material de Apoio do seu TelEduc.

1.      Ao ler o texto de Silvio P. Costa, vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamaram atenção. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que ele diria a respeito de um a experiência que você presenciou ou viveu?

2.      Agora, no editor de textos relate uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece. Poste como anexo no TelEduc como Atividade 17.


3.      Procure conhecer os relatos similares  de alguns de seus colegas. Comente-os.
______________________________________________________________

Destaques do Texto

No decorrer da leitura do texto de Silvio P. Costa, é impossível não pensar no nosso contexto escolar e a cada parágrafo nos reportamos às diferentes e variadas propostas de trabalhos que realizamos bem como aos de nossos colegas.

É interessante e curioso imaginar o autor analisando práticas de nossa Escola, pois sabe-se das dificuldades e possibilidades que temos no dia-a-dia do contexto escolar. Mas, seria, no mínimo, desafiador, pois quando somos analisados temos a real impressão de nossos resultados.

Abordar a questão da mídia e educação não é tarefa simples e envolve muitos pontos importantes e significativos, principalmente quando relacionamos aos novos, diferentes e variados recursos tecnológicos.

Costa relata que as TICs mudaram as nossas vidas e enfatiza a relevância de se criar espaços para reflexões sobre o papel político, cultural e econômico das mesmas tanto na família quanto na Escola e demais contextos sociais. Diz que é preciso compreendê-las como “objeto de estudo, ferramentas pedagógicas e veículos de expressão.”

Quanto às citações descritas de sua pesquisa, constatei que a utilização das mídias na educação não é diferente no estado do Rio Grande do Sul em relação a Santa Catarina. Muitos professores utilizam alguns recursos midiáticos adequando-os as suas realidades enquanto outros resistem aos mesmos, principalmente quando envolvem as novidades tecnológicas e optam por recursos mais tradicionais.

O importante enquanto professor e cidadão é estar investindo na construção de novos conhecimentos e competências para tornar nossa prática pedagógica mais significativa e não negar a si mesmo e aos alunos o direito de manter-se atualizado e em constante busca.

Costa relata que não há mídia que não possa ser utilizada na Escola e que há um caminho em construção onde se quer ultrapassar o simples uso para se chegar ao uso reflexivo e expressivo onde há autonomia e autoria tornando a utilização da mídia na educação mais significativa.


Relato de Prática
Mídia na Educação

Proposta de Trabalho de uma Colega:

1º) Mediante as polêmicas questões ambientais ela propôs aos alunos (as) a observação de seu contextos sociais (Bairros, Vilas, Centro) quanto ao lixo. Como eram armazenados e cuidados até a hora do recolhimento.


2º) Com ética e cuidado quanto a exposição não autorizada de imagens, propôs o registro de locais onde o lixo estivesse adequada ou inadequadamente armazenado em vias públicas, através de câmeras digitais ou telefones celulares (fotos e vídeos).

3º) Após foram feitas pesquisas na internet a respeito do assunto e a construção de vídeos no Movie Maker para apresentação e debate na Turma, mediados pela Professora.


Obs.: Conversei com minhas Colegas e descobri algumas práticas similares, porém envolvendo o uso de  câmeras (fotos) para a exposição em cartazes. Outras com o uso de celulares (vídeos e fotos) com registro de pontos turísticos da cidade história de Rio Pardo/RS. Além de trabalhos utilizando slides, HQs, Cmap Tools, e-mail, sons, jornais, revistas e internet. Todos os relatos têm  registros com resultados positivos e significativos.